Diagnóstico de Enfermagem (Paula, 1991), é um diagnóstico de saúde, ou seja, a determinação do estado de atendimento das Necessidades Humanas Básicas de uma pessoa, família ou comunidade. Isto significa que frente a um diagnóstico de necessidades atendidas, o cliente da enfermagem teoricamente ainda pode necessitar de assistência de Enfermagem. O Diagnóstico de Enfermagem pode ser feito a partir da intensidade, sentido, direção e ponto de aplicação das necessidades e compreende três fases: Diagnóstico Situacional, Diagnóstico de Auto Suficiência e Auto Insuficiência e Diagnóstico de Natureza.

1o Passo

Histórico de Enfermagem

O Histórico de Enfermagem é o instrumento da Consulta de Enfermagem e deve ser definido como o roteiro sistematizado para levantamentos de dados do ser humano (significativos para a(o) enfermeira(o) e cliente), que tornam possível a identificação de seus problemas".

          O Histórico de Enfermagem deve ser entendido como um dos procedimentos terapêuticos da enfermagem, pois durante o levantamento de dados como já foi demonstrado, presta-se assistência de enfermagem.     

          Durante a Consulta de Enfermagem e na elaboração do Histórico de Enfermagem o enfermeiro faz o levantamento de dados do ser humano (significativos para si e para o cliente), com o objetivo de fazer o Diagnóstico Situacional.

Técnica de Aplicação

            Quanto a técnica de aplicação do histórico admite-s e a entrevista informal bem como outras técnicas de observação e interação, sistematizadas.  (Modelo Simplificado de Histórico)

2o Passo

Diagnóstico Situacional

Durante a Consulta de Enfermagem o enfermeiro identifica as situações significativas para Enfermagem percebidas através dos Estados Diferenciais, ou seja: a diferença entre a observação e um determinado padrão.

          O Diagnóstico Situacional é feito separando e ou agrupando as situações ou condições decorrentes das mudanças de estado das necessidades finitas ou infinitas, presentes, passadas ou futuras, identificadas pelo indivíduo que as apresenta (ou que o representa) ou pelo próprio enfermeiro.

         O Diagnóstico Situacional será de Auto Suficiência Interna e ou Externa quando o cliente da Enfermagem atende ou manifesta disposição para atender suas Necessidades Humanas Básicas

        O Diagnóstico Situacional será de Auto Insuficiência Interna e ou Externa quando o cliente da Enfermagem não é capaz de atender por si mesmo suas Necessidades Humanas Básicas.

        Exemplo: Diagnóstico Situacional: “tenho falta de ar, principalmente a noite” ou, “ao exame físico o Sr. X apresenta dispnéia - 40 mv resp/min

3o Passo

Diagnóstico de Natureza Diagnóstico de Natureza é determinação de qual ou quais necessidades estão relacionadas a um determinado Diagnóstico Situacional. As necessidades podem ser: Psicobiológicas, Psicossociais e Psicoespirituais. 

Como fazer o Diagnóstico de Natureza

Separando os Diagnósticos Situacionais o enfermeiro deve acessar o link CLICK - DIAGÓSTICO DE ENFERMAGEM na página inicial do Click, que abre uma nova página com as três áreas de necessidades: NECESSIDADES PSICOBIOLÓGICAS, NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS e NECESSIDADES PSICOESPIRITUAIS.

De acordo com conhecimento prévio e experiência profissional, o enfermeiro seleciona a área supostamente correspondente ao Diagnóstico Situacional em evidência e acessa a página específica por área. A seguir, revendo, uma a uma, as definições das necessidades constantes na página, o enfermeiro faz o Diagnóstico de Natureza identificando aquelas necessidades que se relacionam a situação ou condição encontrada.

Uma vez escolhida uma ou outras Necessidade Humana Básica o enfermeiro acessa as páginas correspondentes das necessidades e visualiza os Diagnósticos de Enfermagem prováveis (hipóteses diagnósticas). Exemplo - Diagnóstico de Natureza: Oxigenação e Sono e Repouso

 4o Passo

Diagnóstico de Enfermagem       

Ao abrir a página da Hipótese Diagnóstica selecionada o enfermeiro verifica se o Título do Diagnóstico corresponde a situação ou condição previamente identificada e se as características definidoras e Fatores Relacionados são pertinentes.

1 - Diagnóstico Real

O Diagnóstico será Real se uma ou mais Características Definidoras (pelo menos uma maior, se for o caso) for contemplada pelo Diagnóstico Situacional e se a situação ou condição em evidência apontar para um determinado Fator Relacionado. Quanto maior for o número de Características Definidoras maiores e menores, mais consistente será o diagnóstico.

Quantos forem os Fatores Relacionados tantos serão os Diagnósticos de Enfermagem. A seguir, o profissional seleciona o texto desejado em HTML, copia, escreve no documento da sistematização as palavras Diagnóstico de Enfermagem e cola a página selecionada mantendo as Características Definidoras e o Fator Relacionado pertinentes, deletando os demais.

Os Resultados Esperados devem ser “colados” na íntegra

2 - Diagnóstico Possível

O Diagnóstico será Possível se uma ou mais Características Definidoras (pelo menos uma maior, se for o caso) for contemplada pelo Diagnóstico Situacional. Quanto maior for o número de Características Definidoras, maiores ou menores, mais consistente será o diagnóstico.

A seguir, o profissional seleciona o texto desejado em HTML, copia, escreve no documento da sistematização as palavras Diagnóstico de Enfermagem e cola a página selecionada mantendo as Características Definidoras pertinentes,  deletando as demais e todos Fatores Relacionados. Neste caso devera ser acrescentado nas Intervenções de Enfermagem: Verificar Fatores Relacionados

 

Os Resultados Esperados devem ser “colados” na íntegra

3 - Diagnóstico Risco

O Diagnóstico será de Risco se a situação ou condição em evidência apontar para um determinado Fator Relacionado. A seguir, o profissional seleciona o texto desejado em HTML, copia, escreve no documento da sistematização as palavras Diagnóstico de Enfermagem e cola a página selecionada mantendo o fator Relacionado pertinente e deletando os demais e todas as Características Definidoras. Neste caso devera ser acrescentado nas Intervenções de Enfermagem: Verificar Características Definidoras

Os Resultados Esperados devem ser “colados” na íntegra

Para seguir o método tradicional acesse CLICK - DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM na página inicial. Clique em NECESSIDADE PSICOESPIRITUAIS e a seguir em TERAPÊUTICA,  para entrar na página  DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM e outras Condições de Saúde

 

www.000webhost.com