Diagnóstico de Natureza

3o Passo

Diagnóstico de Natureza

Diagnóstico de Natureza é identificação de quais necessidades estão relacionadas a um determinado Diagnóstico Situacional. As necessidades podem ser: Psicobiológicas, Psicossociais e Psicoespirituais. 

 

Como fazer o Diagnóstico de Natureza

Separando os Diagnósticos Situacionais, exemplo – Diagnóstico Situacional: “tenho falta de ar, principalmente a noite” ou, “ao exame físico o Sr. X apresenta dispnéia - 40 mv resp/min, o enfermeiro deve acessar o link CLICK - DIAGÓSTICO DE ENFERMAGEM abrindo a página DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM SEGUNDO A NATUREZA  que contempla as três áreas de necessidades propostas por Horta: Psicobiológicas, Psicossociais e Psicoespirituais.

De acordo com conhecimento prévio e experiência profissional, o enfermeiro seleciona a área supostamente correspondente ao Diagnóstico Situacional em evidência e acessa a página específica por área - NECESSIDADES PSICOBIOLÓGICAS, NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS ou NECESSIDADES PSICOESPIRITUAIS.

A seguir, revendo, uma a uma, as definições das necessidades constantes na área selecionada, o enfermeiro formula as hipóteses diagnósticas de Natureza identificando aquelas necessidades que se relacionam a situação ou condição encontrada.

Uma vez estabelecida uma ou mais hipóteses o enfermeiro acessa as páginas correspondentes às Necessidades Humanas Básicas selecionada(s) e visualiza os Diagnósticos de Enfermagem prováveis.

Exemplo – Diagnóstico Situacional: “tenho falta de ar, principalmente a noite” ou, “ao exame físico o Sr. X apresenta dispnéia - 40 mv resp/min

Diagnóstico de Natureza: Oxigenação e Sono e Repouso

 

 

www.000webhost.com